Inovação na estratégia da ISA CTEEP

Com a inovação contribuindo no planejamento estratégico da empresa, ISA CTEEP foca na transformação digital inspirada em um futuro sustentável.
ISA CTEEP é uma das principais concessionárias de transmissão de energia.

Comprometida com uma operação focada na excelência do hoje, sem perder de vista o futuro. É assim que a ISA CTEEP fortalece sua atuação como uma das maiores empresas de transmissão de energia elétrica do Brasil. São +20 mil quilômetros de linhas de transmissão, que percorrem e nutrem 17 estados brasileiros, do Sul ao Nordeste.

No papel como transmissora, a complexa operação de uma rede, por onde trafegam 33% de toda energia elétrica produzida no país, sendo 60% da energia consumida na região Sudeste e 94 % da da energia transmitida no estado de São Paulo. E, por isso, a excelência operacional orienta as duas décadas do Grupo ISA no Brasil, com a ISA CTEEP.

O princípio da eficiência é alavancado pela inovação e pela transformação digital. Dois vetores considerados fundamentais na visão do negócio para a próxima década, e destacados na Estratégia 2030.

Com a estratégia ISA 2030, o Grupo fortalece sua atuação apoiada em pilares expressos no acrônimo V.I.D.A: Verde (sustentabilidade), Inovação, Desenvolvimento e Articulação a fim de gerar valor compartilhado e sustentável à empresa e aos clientes. Tudo isso sem abrir mão da competitividade e rentabilidade. 

Inovação na ISA CTEEP

Se de um lado, a inovação é o pilar que ampara a estratégia da ISA CTEEP. De outro, é visto como a alavanca para o crescimento da companhia. Conforme afirma o head de inovação, Guilherme Amaral.

“A nossa estratégia de inovação está 100% relacionada  à geração de valor sustentado para empresa e acionista. E esse valor se dá pelos pilares de eficiência operacional, com a otimização dos nossos ativos de transmissão, e geração de receitas, a partir de mercados adjacentes”, ressaltou Amaral.

“A nossa estratégia de inovação está 100% relacionada  à geração de valor sustentado para empresa e acionista.”

Guilherme Amaral, head de inovação da ISA CTEEP.

Em vista a novas oportunidades de negócios e serviços, a inovação na companhia contribui com os desafios diários da empresa e das mudanças impostas pela transformação digital no setor de energia pontuado pelos 3Ds: Descentralização, Descarbonização e Digitalização.

Neste cenário, a ISA CTEEP estruturou seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento, que, em 2019, teve 14 milhões de reais investidos. Entre os destaques, um projeto-piloto para armazenamento de energia aplicado às operações. Com a proposta, deseja-se implementar o primeiro sistema em escala de atendimento de carga, no litoral norte de São Paulo, para épocas de pico de consumo. 

Outro destaque de P&D é a utilização de drones na inspeção de ativos, como linhas de transmissão, torres e faixas de servidão. O projeto, com potencial de desencadear um processo de digitalização no sistema de inspeção da empresa, tem como objetivo oferecer mais segurança e eficiência à atividade.

Ambas as propostas nasceram de projetos P&D regulados. Com o resultado do conhecimento adquirido, desdobram-se em projetos com investimento próprios da transmissora, que está sempre atenta a oportunidades de melhorias. 

Assim, a ISA CTEEP também busca promover o empreendedorismo interno (intraempreendedorismo). Alinhando pesquisa e desenvolvimento aos programas de inovação, os funcionários são incentivados, em equipes multidisciplinares, a fortalecer a cultura de inovação.

Clique aqui para conhecer os temas e programas de inovação da ISA CTEEP.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *